Canal da Graca

“Perseveravam eles na doutrina dos apóstolos, nas reuniões em comum, na fração do pão e nas orações”. (At 2, 42)

Como ensina o Catecismo da Igreja Católica: “Deus, na sua imensa misericórdia, nunca se cansa de atrair o homem para si e somente em Deus o homem há de encontrar a verdade e felicidade que não cessa de procurar” (CIC, 27) e cremos que nossa história é mais ou menos desta forma...

Rafael de Angeli, em um Retiro de Carnaval com a Comunidade Magnificat, da Paróquia Nossa Senhora das Graças, de Araraquara-SP, no ano de 1996, ao ter contato com o ministério de música Éfattha, foi tocado também a evangelizar através da música. Voltando à sua paróquia, São João Batista (na época), juntamente com alguns amigos, criou um grupo de música religiosa.

Pelos vários jovens que começaram a participar da missa das crianças desta paróquia, o grupo conquistou seu lugar dentro da comunidade, ganhando, em 1997, a "missa dos jovens", liturgia voltada a esta geração, nas manhãs dominicais.

Do grupo de música, em março de 1997, Jesus concedeu um nome: CANAL DA GRAÇA, chamando-os para serem "canais da graça" do Seu amor, para uma missão especial que ainda, com certeza, iria conceder.

O tempo passava... Muitas pessoas desistiam no meio do caminho pelos mais diversos motivos. Uns chegavam e tão logo se esvaeciam pelas estradas da vida, porém novos apareciam com uma ânsia louca de servir a Deus, na busca incessante da felicidade e da verdade que somente Nele havemos de encontrar.

Tudo acontecia de uma forma simples, mas ordenada, pois Deus sabia da capacidade e dos limites de cada um. Aos poucos ia moldando, cada vez mais, um a um à Sua imagem e semelhança.

Foi através de convites, vindos de diversos lugares do Brasil, que o Senhor foi confiando a missão do Canal da Graça: missas, retiros, formaturas, encontros, Hallel, bailes cristãos, shows, entre outros eventos, instrumentos de Sua evangelização.

O carisma do Canal da Graça foi, ao longo do tempo, confirmado por Deus: “reconciliar-se com o Senhor através de sua imensa Misericórdia e descobrir a verdadeira Alegria Divina mediante a experiência profunda com o Santíssimo Sacramento na Adoração (adorar ao Senhor na alegria de Sua misericórdia)”.

Composto pela tríade (os três "pilares" principais: alegria, adoração e misericórdia), o carisma é a força que une e fortalece todos os membros na caminhada, afastando as forças deste mundo que concorrem para a perdição e morte dos filhos de Deus, bem como o aniquilamento da fé e um esfriamento da confiança em Deus como Pai: “Reinou uma Alegria imensa entre o povo e o opróbrio das nações foi afastado”. (I Mac 4, 58)

Em 2003, um dos sonhos de Deus começou a ser realizado: o início das gravações de um CD, que aos poucos foi tomando forma, constituindo-se pelas diversas e ricas canções de irmãos que acreditaram no Canal da Graça... E, por fim, a confirmação, “Coragem! Eu venci o mundo” (Jo 16, 33c).

O CD “Coragem!”, gravado sem muitos recursos financeiros e tecnológicos, e lançado de forma independente no 2º semestre de 2004, contou com participações especiais da Banda Vida Reluz e das cantoras Jean e Shirley Castro. O CD foi o princípio da grande Obra que o Senhor prometeu enriquecer com Suas bênçãos.

Para a divulgação e propagação desta palavra de Deus musicada, o ministério participou de diversos programas no rádio, na Internet e na TV, o que abriu portas para apresentações em grandes eventos do Brasil, como shows no palco central do Hallel de Franca-SP (2006 e 2010), considerado um dos maiores eventos de música católica da América Latina.

Do início de 2004 ao final de 2009, Rafael de Angeli, atual coordenador e também vocalista da Banda Canal da Graça, foi convidado pela Renovação Carismática Católica de sua cidade para assumir também a coordenação regional do Ministério de Música e Artes (antiga secretaria DAVI) que se dedicou à formação, oferecendo subsídios para a santificação dos ministros de música da região. Visava a formação espiritual, humana e musical daqueles que são chamados a essa forma de arte. Com ela "recarregávamos as energias espirituais" de cada integrante e fortalecíamos os ministérios como um todo. Foi um tempo maravilhoso de experiência e aprendizado.

Nos anos de 2006 e 2007, o Canal da Graça passou a acompanhar, com seu instrumental e back vocals, os cantores Celina Borges, em seus shows no Estado de SP e sul de MG, e Padre Fábio de Melo, grande ícone atual da música católica no Brasil, em seus shows no Interior do Estado de SP. Grandes presentes de Deus e um forte crescimento técnico e espiritual para o ministério.

No início de 2007, a convite de Padre Afonso Savassa, o Canal da Graça passou a animar a missa dos jovens, aos domingos, às 17h30, na Igreja de Santa Cruz, cartão-postal da cidade de Araraquara, onde permanece atualmente.

"Deus jamais inspiraria tantos desejos em meu coração se não fosse realizar". (Santa Terezinha do Menino Jesus)

Em 2009, muito mais amadurecido em técnica e em unção, devido à espiritualidade vivenciada e adquirida pelo ministério ao longo de 13 anos, o Canal da Graça lançou seu segundo CD, “Tocando o Céu”, agora pela CODIMUC, gravadora de grande expressão na música católica do Brasil, trazendo canções próprias que remetem ao poder celeste que há em nossas vidas quando estamos em sintonia com o Criador.

O CD contou com arranjos de Adelso Freire (Banda Giom) e Marcelo Duarte, vocalista da Banda Anjos de Resgate e trouxe participações mais que especiais de cantores já consagrados na música religiosa e que partilham suas vidas com a missão do ministério: Celina Borges e Flavinho (que na época fazia parte da Comunidade Canção Nova).

Após o lançamento do segundo CD, entre os anos de 2009 e 2010, uma surpresa totalmente inesperada: a música Anjo Guardião, canção de trabalho deste novo disco, ficou entre as músicas mais pedidas em dezenas de rádios por quase todos Estados do Brasil, tanto religiosas quanto seculares (populares), o que trouxe um grande reconhecimento do trabalho musical da banda em âmbito nacional. Já com o CLIPE da mesma música, lançado em agosto de 2009, mais uma surpresa: o vídeo é sucesso no YouTube, para a glória de Deus, com mais de 740 mil visualizações!

Neste meio tempo, a banda também deu apoio, com seu instrumental e backs vocals, acompanhando outros grandes nomes da música católica: Luiz Carvalho (Comunidade Recado), Cosme e Diego Fernandes.

Para o ano de 2011, muitas surpresas e presentes do céu estão por vir, como o lançamento de um DVD e CD ao vivo, em comemoração pelos 15 anos da Banda Canal da Graça, com previsão para o mês de maio pela gravadora Atração Fonográfica, além de duas canções da banda que farão parte do BOX “Deus no Coração”, que será lançado pela Som Livre (Rede Globo) logo nos primeiros meses do ano.





Contador de Cliques