Milhares de crianças participam do Círio das Crianças em Santarém

19 de Novembro de 2024
-2687

Com balões azuis e brancos, puxando a corda do Círio da Imaculada Conceição, milhares de crianças participaram ontem (17), do 18º Círio das Crianças de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Santarém (PA) junto com seus pais. A romaria antecede a 106ª edição do Círio da Imaculada Conceição, padroeira de Santarém que acontece no domingo (24), com o tema: "Maria Imaculada, Mensageira e Rainha da Paz".

O Círio das Crianças começou com missa campal às 6h45, em frente à paróquia do Santíssimo Sacramento, celebrada pelo arcebispo de Santarém, dom Irineu Roman. que ressaltou que este círio está cada vez “mais bonito, porque nós precisamos buscar a Deus, precisamos crescer na fé” e ainda destacou aos presentes que, por isso, é preciso “fazer catequese, receber as graças, os dons de Deus que a igreja” oferece através dos padres, catequistas e religiosas. “Principalmente a catequese chamada de iniciação à vida cristã, de inspiração catecumenal que é uma catequese que a gente vive, que a gente experimenta, celebra, se alegra. É uma catequese que gera felicidade nos nossos corações porque a gente experimenta a presença de Jesus que nos ama e que quer estar conosco”, frisou.

Dom Irineu também lembrou as crianças e seus pais em sua homilia que o tema do Círio da Imaculada Conceição tem uma motivação muito importante: “promover a paz entre as pessoas, entre nós, nas nossas famílias” e “termos gestos, atitudes, valores que sejam de bondade, de amor, de respeito a todos”.

Depois da missa, as crianças iniciaram a procissão com a imagem peregrina de Nossa Senhora da Imaculada Conceição até a catedral de Santarém. Durante o trajeto, as crianças rezaram e cantaram vários cânticos à Nossa Senhora.

Ao final da procissão, o arcebispo de Santarém disse que ficou “admirado pela beleza do círio das crianças deste ano” e destacou que foi “uma romaria em paz”, assim como “pede o tema do Círio deste ano”, e agradeceu a cada uma das crianças e suas famílias “pela participação bonita, tranquila, serena e calma”.

“Podemos voltar para casa realizados. Porque Nossa Senhora nos ensina a rezar, a amar, a divulgar, a promover a Palavra de Deus, anunciar a paz que vem de Jesus, que vem do Pai do céu“, finalizou dom Irineu abençoando a todos.

Fonte: ACI Digital

https://www.acidigital.com