Papa Francisco faz apelo pelo fim dos conflitos armados

09 de Novembro de 2023
-2536

Na catequese desta quarta-feira, 8, o Papa Francisco renovou o apelo de oração pelos povos que sofrem com os conflitos armados. De modo especial, pediu pelas pessoas da Ucrânia, Israel e Palestina. O Santo Padre voltou a afirmar que “a guerra é sempre uma derrota”.

Uma publicação no site da Presidência iraniana afirma que o presidente Raisi agradeceu ao Papa pelos seus apelos a um cessar-fogo em Gaza. De facto, no final da oração do Angelus Mariano do dia 5 de novembro, o Papa Francisco voltou a sublinhar esta necessidade.

“Continuo a pensar na grave situação na Palestina e em Israel, onde muitas, muitas pessoas perderam a vida. Em nome de Deus, imploro que parem: parem de usar armas! Espero que se busquem caminhos para que uma escalada do conflito possa ser absolutamente evitada, para que os feridos possam ser resgatados e a ajuda possa chegar à população de Gaza, onde a situação humanitária é extremamente grave. Que os reféns sejam libertados imediatamente. Há também muitas crianças entre eles – que possam regressar às suas famílias! Sim, pensemos nas crianças, em todas as crianças afectadas por esta guerra, bem como na Ucrânia e por outros conflitos: é assim que o seu futuro está a ser destruído. Oremos para que haja força para dizer “basta”.

Este apelo é um dos vários que o Pontífice fez anteriormente ao presidente dos EUA, Joe Biden; ao Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e também ao líder palestino, Mahmud Abbas. No dia 30 de outubro, o Chanceler iraniano manteve um telefonema com o Secretário para as Relações com os Estados da Santa Sé.

A posição diplomática da Santa Sé é a solução de dois Estados com fronteiras claramente delimitadas e um estatuto especial para Jerusalém.

Fonte: Zenit

https://zenit.org