Casa do Pão ultrapassa a marca de 150 mil atendimentos e projeta ampliar as ações em 2026
22/04/2026
Legado do 18º Congresso Eucarístico Nacional, a Casa do Pão ultrapassou, em 2025, a marca de 150 mil atendimentos diretos a pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade no Recife. O balanço inclui a oferta de serviços básicos de proteção social como, entrega de refeições, promoção de cuidados com a higiene pessoal e orientação jurídica, e ações de evangelização.
De acordo com o relatório apresentado no começo do mês ao arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson, a Casa do Pão também ampliou as iniciativas de formação integral com iniciativas como o Cine Vida, oficinas, cursos e rodas de conversa. A instituição ainda realizou ações de saúde com atendimentos de exames e ofertas de medicamentos.
“Avançamos de maneira significativa nos processos de acolhida, formação humana, encaminhamentos intersetoriais e acompanhamento social, buscando não apenas responder às urgências, mas favorecer caminhos de reintegração social, autonomia e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários”, afirma o diretor da Casa do Pão, diácono Aerton Carvalho.
Para além dos números, o Relatório 2025 revela o impacto do serviço prestado com apoio de parceiros, colaboradores e mais de 300 voluntários. O documento destaca cerca de 100 pessoas deixaram a situação de rua e conquistaram o direito à moradia.
Para o diácono Aerton, esses resultados reforçam a importância do trabalho em rede. “As parcerias estabelecidas com o poder público, a sociedade civil, as diversas expressões religiosas e as organizações sociais tornaram-se um dos pilares que sustentam e qualificam nossa atuação. A experiência diária confirma que ninguém cuida sozinho e que somente a corresponsabilidade e a comunhão de esforços tornam possível promover transformações reais e duradouras”, diz.
Metas para 2026
Para este ano, a Casa do Pão não quer só manter as ações de evangelização e socioassistenciais, como também ampliar o impacto, a participação social e a sustentabilidade da organização.Entre as metas para 2026, estão promover ações de inserção produtiva e empregabilidade para pessoas atendidas pelo projeto; estruturar o atendimento psicossocial e institucional, com definição de fluxos, protocolos e registros.
Até dezembro, a direção da instituição espera ampliar a autonomia financeira da Casa do Pão e obter o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas).
Como ajudar?
A Casa do Pão foi inaugurada no dia 15 de novembro de 2022 durante o 18º Congresso Eucarístico Nacional realizado na Arquidiocese de Olinda e Recife com o tema “Pão em todas as mesas”.Para ser parte dessa missão, qualquer pessoa pode se tornar uma doadora e ajudar a manter esse legado contribuindo pelo PIX (pixcasadopao@aor.org.br).
???? Clique aqui e leia o Relatório Anual de Atividades 2025 da Casa do Pão
Fonte: CNBB Nordeste 2
https://cnbbne2.org.br
Outras notícias de
-
Papa Leão XIV nomeia dom Edilson Soares Nobre como bispo da diocese de Guarabira (PB)
-
Líbano, ONU: 200 crianças morreram desde o início da guerra
-
A Igreja é uma reserva ética frente aos desafios da América Latina, cardeal Jaime Spengler
-
Acesso à água usado como arma em Gaza, denuncia MSF
-
No Sudão do Sul, mais de 7 milhões de pessoas sofrem com a fome
-
Campo Grande sanciona lei que veta homens que se identificam como mulheres em banheiros femininos
-
Papa Leão XIV reafirma compromisso com a paz: “Como pastor, não posso ser a favor da guerra”
-
Dom Jaime Spengler e os novos rumos da Igreja no Brasil
-
Leão XIV: o testemunho corajoso de Francisco é um patrimônio para a Igreja
-
Por que calar o Papa?
-
Brasil teve 23 mil adultos batizados na Páscoa de 2025, disse arcebispo de Santa Maria
-
Luz de Cristo e apelo à paz marcam celebração ecumênica na 62ª Assembleia Geral da CNBB
-
Liturgia e missão: em coletiva, bispos destacam propostas litúrgicas e papel dos santos na vida da Igreja
-
Papa: O coração de Deus está destroçado pelas guerras e pelas injustiças
-
Papa: sem a lei moral, a democracia pode virar tirania
-
Papa: A trégua é um sinal de esperança viva, somente com o diálogo a guerra poderá terminar
-
Papa: a ameaça contra o povo iraniano é inaceitável
-
Semana Santa, a seriedade do Amor
-
Deus rejeita a oração de quem faz a guerra, afirma o papa Leão XIV
-
O que é o jejum e por que é importante na Semana Santa

