Dyego Afonso

Dyego Afonso, solteiro, membro da Renovação Carismática Católica há aproximadamente 18 anos, nasceu em Miracema/RJ, mas atualmente reside no município de Cambuci/RJ.

Iniciou sua trajetória na música católica aos seis anos. É fonoaudiólogo atuante nas áreas de voz, linguagem e motricidade orofacial. Em seu consultório, desenvolve programas de acompanhamento para voz cantada, estética vocal, além de um trabalho de inicialização do canto, saúde e higiene para voz cantada e falada.

Católico desde o nascimento servia sempre nas missas cantando nos corais infantis de sua Paróquia e de sua comunidade, a de Santa Terezinha. Na sua adolescência continuou a cantar nos corais, porém o comprometimento foi se esvaindo com a chegada de sua juventude. Faculdade chegou e se afastou cada vez mais das coisas de Deus, ficando até mesmo sem ir às missas dominicais, já que havia se mudado para outra cidade onde morava com mais dois amigos. Nessa época, o jovem, de apenas 19 anos, saiu e gastou todos os bens que o Pai havia lhe dado, porém aquilo que o Espírito Santo toca, nunca mais é o mesmo. Sentindo a necessidade de voltar e estar mais próximo de Deus, em 2009, ao se formar, retornou à sua cidade e voltou aos seus compromissos com a igreja passo a passo.

O primeiro passo para seu retorno foi voltar às missas dominicais e, posteriormente, algumas em dias de semana. Logo após, vendo seu coração, Deus providenciou que fosse chamado a compor uma banda católica para servir nas missas e realizar alguns louvores. De cara Dyego aceitou e lá começou a refazer sua história. A cada canção, sua vida era tocada, e o desejo de romper com o secularismo e o álcool, e buscar uma vida no Espírito Santo, crescia.

Nessa mesma época retornou ao seu Grupo de Oração e, já no primeiro dia, teve uma experiência impactante com o amor de Deus, o batismo no Espírito Santo, tendo sua alma o desejo de descansar no Senhor e colocar nEle toda sua esperança. Nesse dia também a pregadora da noite, que hoje é sua intercessora fiel, Clédima, profetizou sobre sua vida que os seus dons seriam somente do Senhor e, que a partir daquele dia, Ele começava a refazer sua vida escrevendo uma nova história. Além disso, disse que o rapaz iria cantar só para o Senhor e Ele o honraria.

Meses depois, com o coração cheio de vontade de servir, foi chamado a compor o Ministério de Música de seu Grupo de Oração. Com esse novo tempo, Dyego rompeu com a banda católica que fazia parte, após muita oração, acolhida da voz do Senhor e confirmações, dedicando-se apenas ao ministério do seu Grupo de Oração. Nessa mesma época, o Espírito veio compor nele a canção “Eis Que Me Refaço”, que na verdade é uma profecia que se cumpre em sua história. À medida que ele se lançava no Senhor, os frutos cresciam e sua vida era aberta aos carismas. Aos poucos Deus foi restituindo o que ele havia perdido, dando a graça de cantar, compor e anunciar a palavra.

Sem esperar, seu amigo e produtor musical, Luizinho Bereta, produziu a canção “Eis Que Me Refaço” e pediu que Dyego a gravasse. Com isso Deus foi dando novas composições e eles foram fazendo juntos esse trabalho que, a princípio, seria somente para sua cidade. Porém, mesmo sem ter influências no meio católico, suas canções chegaram aos ouvidos da cantora católica Aline Brasil, que enviou-as ao produtor Adelso Freire e Deus começou, sem Dyego saber como, uma nova história na música católica.

Em agosto de 2010 começaram, então, os contatos com o produtor Adelso Freire e, aos poucos, Deus foi construindo esse trabalho e confirmando através de pessoas e acontecimentos, o chamado a estar levando a palavra cantada e o avivamento por onde passasse. Nesse tempo o jovem foi conhecendo muitas pessoas, fazendo amigos e sendo chamado a cantar e pregar em lugares onde jamais imaginou, inclusive no programa Mais Brasil, da TV Canção Nova; foi chamado a servir na coordenação do Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica em âmbito Diocesano e a compor uma Comissão de Avivamento para Grupos de Oração, também em âmbito Diocesano. Em outubro de 2013, para a honra e glória do Senhor Jesus, essa obra de evangelização e fruto de lágrimas e “sangue” foi concretizada com a produção exclusiva de Adelso Freire e artes gráficas feitas pela Quartel Design, intitulada “Me Refaço”, tendo as participações mais que especiais dos amigos Diego Fernandes, Nandah, Ministério Adoração e ainda uma participação internacional da amiga Athenas na canção “Jesus é o Senhor”, assim como Aline Brasil na canção “Fogo do Amor”. As composições ficaram por conta de Dyego Afonso, Adelso Freire, Aline Brasil e Viviane Eloy.

“Tu és digno Senhor, nosso Deus, de receber a honra, a glória e a majestade". (Ap, 4 - 11).

Em Abril de 2014, foi indicado para o Troféu Louvemos o Senhor em votação popular na categoria cantor solo.

Troféu Louvemos o Senhor

Nos últimos anos, a música católica, através dos seus criadores, cantores e músicos, têm saído de dentro das igrejas e ido ao encontro do povo nos meios seculares, mostrando toda a riqueza da nossa cultura, liturgia e o nosso jeito de viver o cristianismo. O Prêmio Nacional da Música Católica – Troféu Louvemos o Senhor - surgiu com a finalidade de premiar aqueles que estão envolvidos com a música dentro da visão na Igreja Católica. artistasold que praticam este ofício com excelência e tem se destacado na mídia, evangelizando com música de qualidade.

A intenção do Troféu Louvemos o Senhor é premiar o artista, cantor, músico, compositor, que tem se empenhado em produzir arte musical de qualidade, para evangelizar e animar a igreja dentro dos novos desafios de comunicação da boa nova do Nosso Senhor Jesus Cristo.

A sexta edição do evento acontecerá no dia 28 de maio de 2014 em Valinhos/SP, na Rede Século 21 e retransmitido por todas as TVs Católicas do Brasil. Essa edição premiará os melhores trabalhos de 2013. Dyego Afonso foi indicado na categoria Cantor Solo por votação popular.

CANTOR SOLO

DYEGO AFONSO - Álbum: ME REFAÇO – DYEGO AFONSO - PRODUTORA: Sonart Produções

Conheça um pouco do trabalho do Dyego.

FunPage: www.facebook.com/dyegoafonso

Youtube: www.youtube.com/user/DyegoAfonsoOficial

Soundcloud: https://soundcloud.com/dyegoafonsooficial





Contador de Cliques