Festa do Bom Jesus da Lapa começa na próxima segunda-feira
25/07/2025
O novenário e a festa do Bom Jesus da Lapa vão acontecer de 28 de julho a 6 de agosto, na cidade de Bom Jesus da Lapa (BA), conhecida como a “capital baiana da fé”. Trata-se da maior manifestação religiosa da Bahia e uma das maiores do Brasil. Desde 2023 é patrimônio cultural imaterial da Bahia.
Neste ano, a festa do Bom Jesus da Lapa tem como tema “Somos romeiros e peregrinos da esperança com o Bom Jesus e a Mãe da Soledade”, em sintonia com o Jubileu da Esperança vivido por toda a Igreja.
A programação começa na segunda-feira (28), com o novenário que segue até o dia 5 de agosto. Nesses dias, serão celebradas sete missas em diferentes horários, terço devocional ao Bom Jesus, às 6h30, terço da Divina Misericórdia às 15h e a novena solene às 19h. Haverá ainda batizados às 11h, na gruta de Nossa Senhora a Soledade.
O dia 6 de agosto, quando a Igreja celebra a Transfiguração do Senhor, é o grande dia da festa do Bom Jesus da Lapa. A programação começa às 5h com a alvorada festiva pelas ruas da cidade e missa. Às 6h30 será rezado o terço devocional ao Bom Jesus, seguido pela missa solene às 7h. Às 9h, terá o translado da imagem do Bom Jesus do santuário para a catedral Nossa Senhora do Carmo. Às 11h, haverá batizados na gruta de Nossa Senhora da Soledade. Às 15h, será rezado o terço da Divina Misericórdia. ÀS 16h30 começa a animação e espera do andor do Bom Jesus na Esplanada. Às 17h, a procissão com a imagem do Bom Jesus sai em procissão da catedral em direção ao santuário, onde será celebrada a missa de encerramento da festa, às 19h.
História da Romaria do Bom Jesus da Lapa
A devoção ao Bom Jesus começou em 1691. O português Francisco de Mendonça Mar distribuiu seus bens e andava pelos sertões carregando um crucifixo do Bom Jesus e uma imagem de Nossa Senhora da Soledade. Ao ver o morro, ele quis ficar dentro de uma gruta onde fez um altar e começou a viver ali como eremita, na solidão.A notícia de que um homem caridoso com “vida de santo” morava na gruta se espalhou pela região e os habitantes começaram a frequentá-la em busca de oração, começando assim as primeiras romarias.
O santuário do Bom Jesus da Lapa é gerido atualmente pelos redentoristas e sua igreja é conhecida como a Igreja de Pedra e Luz, pois fica dentro da gruta de pedra onde Francisco viveu com a imagem do Bom Jesus e de Nossa Senhora da Soledade. É o primeiro santuário natural do país e uma das sete maravilhas do Brasil.
Outras notícias de
-
Papa Leão XIV faz apelo por união e diálogo em meio a sociedades divididas
-
Pesquisa revela que três em cada quatro brasileiros são contra a legalização do aborto
-
O relacionamento humano e a Inteligência Artificial
-
A Esperança dá sentido à realidade presente
-
Jubileu dos Influenciadores Católicos em Roma destaca missão digital como rede de pessoas, não de algoritmos
-
Congo: massacre em uma igreja Católica em Komanda
-
Não se pode rezar a Deus como Pai e depois ser duro e insensível, diz Leão XIV
-
Papa expressa preocupação com famintos em Gaza expostos à violência
-
Festival Halleluya espera receber 1 milhão de pessoas em Fortaleza até domingo
-
Mais de 100 ONGs denunciam "fome em massa em Gaza"
-
Comitê olímpico dos EUA proíbe oficialmente homens em esportes femininos
-
Investir na formação para ser contagiado pela alegria do Evangelho, pede o Papa
-
A vida em Deus ajuda a enfrentar tempestades humanas e espirituais
-
O Pacto de Coexistência exige uma cessação total e imediata da violência
-
Leão XIV conclui suas férias e retorna ao Vaticano
-
Missionárias no Haiti transformam o sofrimento em esperança e milagres
-
Líbano tenta se reerguer após guerra e sucessão de crises
-
Conferência Episcopal da Venezuela pede reunificação e paz no país
-
Processo de beatificação de padre Luso recomeça com novos passos no Tocantins
-
Igrejas do sul do país querem definir ações para combater as mudanças climáticas