Festa do Bom Jesus da Lapa começa na próxima segunda-feira

25/07/2025 Festa do Bom Jesus da Lapa começa na próxima segunda-feira

O novenário e a festa do Bom Jesus da Lapa vão acontecer de 28 de julho a 6 de agosto, na cidade de Bom Jesus da Lapa (BA), conhecida como a “capital baiana da fé”.  Trata-se da maior manifestação religiosa da Bahia e uma das maiores do Brasil. Desde 2023 é patrimônio cultural imaterial da Bahia.
Neste ano, a festa do Bom Jesus da Lapa tem como tema “Somos romeiros e peregrinos da esperança com o Bom Jesus e a Mãe da Soledade”, em sintonia com o Jubileu da Esperança vivido por toda a Igreja.
A programação começa na segunda-feira (28), com o novenário que segue até o dia 5 de agosto. Nesses dias, serão celebradas sete missas em diferentes horários, terço devocional ao Bom Jesus, às 6h30, terço da Divina Misericórdia às 15h e a novena solene às 19h. Haverá ainda batizados às 11h, na gruta de Nossa Senhora a Soledade.
O dia 6 de agosto, quando a Igreja celebra a Transfiguração do Senhor, é o grande dia da festa do Bom Jesus da Lapa. A programação começa às 5h com a alvorada festiva pelas ruas da cidade e missa. Às 6h30 será rezado o terço devocional ao Bom Jesus, seguido pela missa solene às 7h. Às 9h, terá o translado da imagem do Bom Jesus do santuário para a catedral Nossa Senhora do Carmo. Às 11h, haverá batizados na gruta de Nossa Senhora da Soledade. Às 15h, será rezado o terço da Divina Misericórdia. ÀS 16h30 começa a animação e espera do andor do Bom Jesus na Esplanada. Às 17h, a procissão com a imagem do Bom Jesus sai em procissão da catedral em direção ao santuário, onde será celebrada a missa de encerramento da festa, às 19h.

História da Romaria do Bom Jesus da Lapa

A devoção ao Bom Jesus começou em 1691. O português Francisco de Mendonça Mar distribuiu seus bens e andava pelos sertões carregando um crucifixo do Bom Jesus e uma imagem de Nossa Senhora da Soledade. Ao ver o morro, ele quis ficar dentro de uma gruta onde fez um altar e começou a viver ali como eremita, na solidão.
A notícia de que um homem caridoso com “vida de santo” morava na gruta se espalhou pela região e os habitantes começaram a frequentá-la em busca de oração, começando assim as primeiras romarias.
O santuário do Bom Jesus da Lapa é gerido atualmente pelos redentoristas e sua igreja é conhecida como a Igreja de Pedra e Luz, pois fica dentro da gruta de pedra onde Francisco viveu com a imagem do Bom Jesus e de Nossa Senhora da Soledade. É o primeiro santuário natural do país e uma das sete maravilhas do Brasil.

Publicidade Publicidade