Colocar Cristo no centro da vida e da missão, exorta Papa
12/11/2025
O Papa Leão XIV presidiu a Missa na Basílica de Santo Anselmo no Aventino, em Roma, nesta terça-feira, 11. A celebração se deu por ocasião do aniversário de 125 anos da dedicação dessa basílica.
Em sua homilia, o Pontífice recordou que a Basílica de Santo Anselmo no Aventino foi desejada pelo seu predecessor, Leão XIII, que promoveu a sua construção. “Em suas intenções, essa construção, junto com a do Colégio Internacional anexo, deveria contribuir para o fortalecimento da presença beneditina na Igreja e no mundo, por meio de uma unidade cada vez maior dentro da Confederação Beneditina”, comentou.
O Santo Padre explicou que Leão XIII estava convencido de que a sua antiga Ordem pudesse ser de grande ajuda para o bem do povo de Deus em um momento rico de desafios – a passagem do século XIX para o século XX. “Também em nosso tempo não faltam desafios a enfrentar”, reconheceu o Papa, acrescentando que “as mudanças repentinas das quais somos testemunhas nos provocam e nos questionam, suscitando problemas até então inéditos”.
Colocar Cristo no centro
Segundo Leão XIV, essa celebração lembra os homens que, como São Pedro, São Bento e muitos outros, só se pode responder às exigências da vocação colocando Cristo no centro da existência humana e da missão. Isso se dá a partir do ato de fé que leva a reconhecer Jesus como o Salvador, traduzido na oração, no estudo e no compromisso de uma vida santa.Neste contexto, prosseguiu o Pontífice, tudo isso se realiza de várias maneiras. “O mosteiro, o Ateneu, o Instituto Litúrgico, as atividades pastorais ligadas à basílica, de acordo com os ensinamentos de São Bento, devem crescer cada vez mais em sinergia como uma autêntica ‘escola do serviço do Senhor’”, assinalou, indicando que pensa neste complexo como “uma realidade que deve aspirar a se tornar um coração pulsante no grande corpo do mundo beneditino”.
Porta aberta para o eterno
Em seguida, o Santo Padre recordou as palavras proferidas por São João Paulo II quando visitou o Ateneu, em 1º de junho de 1986, por ocasião do seu centenário de fundação: “Santo Anselmo lembra a todos […] que o conhecimento dos mistérios divinos não é tanto uma conquista do gênio humano, mas sim um dom que Deus faz aos humildes e aos que creem”.Por fim, Leão XIV destacou o significado dessa celebração. “A dedicação é o momento solene da história de um edifício sagrado, no qual ele é consagrado para ser um lugar de encontro entre o espaço e o tempo, entre o finito e o infinito, entre o homem e Deus: porta aberta para o eterno, onde a alma encontra resposta”, concluiu.
Fonte: Cançao Nova Not
https://noticias.cancaonova.com
Outras notícias de
-
Igreja tem participação nas atividades da COP30 nesta quarta-feira
-
A fraternidade liberta do egoísmo e da divisão, afirma Papa
-
Processo de beatificação de padre Cícero avança na Santa Sé
-
Intenção de oração do papa Leão XIV para o mês de novembro
-
CNBB lança revista Movimento de Educação de Base (MEB), em pauta IA na Educação Popular
-
Diocese de Propriá (SE) tem novo bispo
-
Dez princípios para renovar a música e o canto litúrgicos, segundo são João Paulo II
-
Esses são os sete santos canonizados por Leão XIV neste domingo
-
Igreja no Brasil se mobiliza para a 9ª Jornada Mundial dos Pobres com o tema “Tu és a minha esperança”
-
Papa envia cinco mil antibióticos para as crianças de Gaza
-
Leão XIV recebe em audiência o presidente do Chile
-
CNBB celebra seus 73 anos como testemunha da Esperança e promotora da Vida
-
Preservar vozes e rostos humanos, tema do Dia das Comunicações Sociais 2026
-
A história da oração a são Miguel Arcanjo do papa Leão XIII
-
A parábola do homem rico e do pobre Lázaro em Santo Ambrósio
-
Romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa é reconhecida como manifestação cultural nacional
-
Carlo Acutis: o primeiro santo da geração millennial, exemplo de santidade para os jovens
-
Pastoral Urbana: desafios e perspectivas
-
Na catequese, Papa Leão XIV fala sobre o verdareiro perdão
-
Jesus nos convida a permanecer fiéis à verdade na caridade, Papa Leão XIV

