São José Operário, exemplo que ajuda a sermos firmes na fé

01 de Maio de 2024
-2561

No dia dedicado à memória de São José Operário, o Papa Francisco dirigiu-se aos peregrinos reunidos na Audiência Geral, incentivando-os a se inspirarem na fé do protetor dos trabalhadores. Especialmente aos fiéis de língua portuguesa, o Papa pediu que buscassem renovar e fortalecer sua fé, para que toda a atividade diária seja permeada pelo encontro com Deus.

Durante a celebração da Festa dos Trabalhadores, a Igreja lembra São José Operário, uma data estabelecida por Pio XII em 1º de maio de 1955 para preservar o significado cristão do trabalho. O Papa Francisco, em diversas ocasiões durante a Audiência Geral desta quarta-feira (01), relembrou a figura do protetor dos trabalhadores.

Dirigindo-se aos fiéis de língua portuguesa presentes na Sala Paulo VI, incluindo grupos da Família Franciscana e representantes de municípios brasileiros como Pompeia, Itapecerica da Serra e Juquitiba, o Papa os exortou a se deixarem inspirar por São José Operário, destacando a importância da oração como ponto de partida para todas as atividades diárias.

Ao recordar São José como carpinteiro, ferreiro e serralheiro, além de esposo de Maria e pai terreno de Jesus, o Papa Francisco enfatizou aos fiéis de língua alemã a prontidão de São José em aceitar os planos de Deus, encorajando-os a permanecerem firmes na fé.

Para os peregrinos de língua espanhola, o Pontífice destacou a honestidade e o trabalho de São José Operário, que sustentava a Sagrada Família, pedindo que o Senhor aumentasse o dom da fé em suas vidas.

Por fim, dirigindo-se aos fiéis de língua italiana, o Papa Francisco enfatizou a importância da Sagrada Família como modelo de comunidade doméstica, destacando-a como exemplo de vida, trabalho e amor para todos os cristãos neste mês mariano que se inicia.