Notícias -

  • Beatrix tem 6 indicações para Troféu Louvemos 03/06/2022 Beatrix tem 6 indicações para Troféu Louvemos

    O CD Lugar Comum, do Beatrix, recebeu seis indicações do Troféu Louvemos o Senhor 2012. A banda concorre ao prêmio nas categorias Melhor Banda, Melhor Álbum de Rock, Revelação, Melhor Produtor, Melhor Arranjador e Melhor Projeto Gráfico.A cerimômia de entrega do prêmio acontece no próximo dia 16 de maio, às 8h30 da noite, com transmissão ao vivo pela TV Século 21.

    Lançado em dezembro de 2011, Lugar Comum traz 10 canções com temas intrigantes e põe o dedo na ferida da sociedade, com letras provocativas e proféticas. O objetivo? Abrir os olhos e gerar novas atitudes diante da vida.

    Os destaques são as faixas Mentira de Mentira, que critica uma sociedade cheia de máscaras, e De Olhos Vendados, que fala sobre os valores da sociedade de consumo. Questionadora, a canção diz: “Desde que nascemos, recebemos tudo programado. Consumimos, de olhos vendados, tudo o que não precisamos para viver”. O álbum tem ainda como destaques as faixas Final Feliz, Que se passa comigo? e Outro Mar.

    Junto com o novo CD, a banda lançou o clipe da música Mentira de Mentira. O vídeo ultrapassou a marca de 18 mil acessos no site Youtube.

    Sobre o Beatrix

    O nome da banda foi inspirado pela história de Santa Beatriz, uma religiosa portuguesa que, por um milagre, teve sua beleza de 20 anos de idade conservada até os 60 anos. A palavra Beatrix é o nome da santa em Latim e significa “Aquela que traz alegria”. Em suas canções cheias de ideologia, a banda fala das dores, incertezas e buscas próprias da juventude e resgatam a beleza e a alegria perdidas por uma sociedade aprisionada pela ansiedade do ter.

    Em 2008, o grupo lançou seu primeiro trabalho. O CD Beatrix uniu letras fortes a um som arrojando, numa mistura de tendências e sonoridades, e emplacou alguns sucessos. Um deles foi Sonora, que fala sobre o barulho que há dentro das pessoas e convida: “Deixe o silêncio agir, assim você pode viver”. O vídeo da versão acústica da música, com participação especial do vocalista da banda Rosa de Saron, Guilherme de Sá, ultrapassou a marca das 790 mil visualizações no site Youtube.

    Outro destaque do primeiro disco foi O Terminal, que trata da busca do homem por aquilo que o completa e realiza. A letra questiona: “Quem disse que sozinho você é capaz? Há um Deus que espera que você o chame para que o seu amor lhe sustente”. Mais um sucesso foi a canção 6×8. A letra expressa a falta de esperança que atinge muitas pessoas que se perdem, escondendo-se por trás de sentimentos, e pede: “não perca sua vida, deixe Deus entrar”.

    Com mais de 100 shows realizados em várias cidades do Brasil, o grupo tem um público cativo e crescente na Internet e nas redes sociais. A banda conta com mais de 6  mil seguidores no Twitter e quase 10 mil no Orkut. Quase 3 mil pessoas curtem a fanpage do Beatrix no Facebook e outras 2,5 mil, curtem a página da banda no Myspace. Os vídeos do grupo já ultrapassaram a marca de 2,5 milhões de visualizações.

  • Beatrix disponibiliza faixas de novo CD 03/06/2022 Beatrix disponibiliza faixas de novo CD

    A banda Beatrix está, aos poucos, disponibilizando para audição as faixas do álbum Lugar Comum, novo trabalho do grupo. Cinco canções já estão disponíveis: Mentira de Mentira, De Olhos Vendados, Pouco Antes do Começo, Final Feliz e A Dívida e a Dúvida.

    Para ouvir as músicas on line, há duas opções: a fanpage do Beatrix no Facebook ou o perfil da banda no site SoundCloud.

    “A galera pode acessar e ouvir das duas maneiras. Na fanpage, pode aproveitar para curtir a página, compartilhar o link, ajudar a divulgar, enfim, todas essas facilidades que o Facebook oferece. Já no Soundcloud, o mais legal que é a galera pode deixar um comentário sobre a música dentro do próprio player da faixa. E se a pessoa gostou de algum detalhe específico, como um solo de guitarra, por exemplo, o comentário dela pode ser localizado exatamente no ponto onde o solo entra. É bem legal”, explica o baterista do grupo, Thiago Augustini.

  • Beatrix lança CD “Lugar Comum” 03/06/2022 Beatrix lança CD “Lugar Comum”

    Arranjos ousados, poesia urbana, letras incendiárias. Canções que contestam a sociedade descartável, a cultura de morte e, sobretudo, a atitude dos cristãos frente a um mundo que privilegia a aparência e o consumo. Esse é Lugar Comum, segundo álbum da banda Beatrix, novo lançamento da gravadora CODIMUC.

    Longe de reproduzir mesmices, o álbum apresenta uma musicalidade mais robusta e argumentos musicais maduros, frutos do novo tempo que a banda vive. A performática Lize Borba é a nova vocalista e manda ver na guitarra base, o que proporcionou uma nova dinâmica de palco. Agora, o guitarrista Vinícius Souza e o baixista Bruno Espíndola são responsáveis pelos backing vocals, encorpando ainda mais a sonoridade da banda. Na bateria, Thiago Augustini completa o time, com sua batida fundamental. Apesar das mudanças, a banda não perdeu a sua identidade mais forte: música para fazer pensar.

    Com produção e direção vocal de André Leite, vocalista da banda Iahweh, o CD traz 10 canções com temas intrigantes e põe o dedo na ferida da sociedade, com letras provocativas e proféticas. O objetivo? Abrir os olhos e gerar novas atitudes diante da vida. Um dos destaques do disco é a faixa Mentira de Mentira, que trata sobre o tema da verdade. Falando sobre alguém que quer pular fora de uma sociedade cheia de máscaras, a letra diz: “É difícil aceitar quando a mentira se disfarça de gente divertida e feliz. Não sigo a mesma música. Se o mundo acabar em festa, todo mundo mentido a beça, não quero estar desse lado. Eu quero ouvir a verdade”.

    Outro destaque é a canção De Olhos Vendados, que fala sobre os valores da sociedade de consumo. Questionadora, a música diz: “Desde que nascemos, recebemos tudo programado. Consumimos, de olhos vendados, tudo o que não precisamos para viver”.

    Com produção musical e arranjos do próprio Beatrix, o álbum tem ainda como destaques as faixas Final Feliz, Que se passa comigo? e Outro Mar.

    Ouça música - Mentira de Mentira

  • Beatrix anuncia nova formação e grava novo CD 03/06/2022 Beatrix anuncia nova formação e grava novo CD

    A banda Beatrix anunciou a saída da vocalista Aura Lyris . A anúncio foi feito na última quarta-feira (18), através do perfil da banda no twitter.

    Com a saída de Aura, a guitarrista Lize Borba passa a ser a vocalista da banda.

    Além da nova formação, o grupo também anunciou o início das gravações do novo álbum. O disco deve apresentar algumas novidades em relação ao primeiro trabalho, lançado em 2007, sobretudo na composição dos arranjos.

    Segundo o guitarrista Vinicius Sousa, em entrevista recente ao jornalismo da CODIMUC, o novo álbum deve surpreender o público: “Mudou bastante em relação ao que a gente fez musicalmente no primeiro. E acho que vai ficar bem diferente do que a galera está acostumada a ouvir”, afirmou o músico.

    Se preparando para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Madri, a banda acredita que o CD esteja pronto até o final de julho. Porém, ainda não há previsão para o lançamento.

  • Entrevista: Beatrix completa 5 anos 03/06/2022 Entrevista: Beatrix completa 5 anos

    Criatividade, atitude e uma certa ansiedade de falar o pensa. Além, é claro, de um rock n’ roll de altíssima qualidade. Essa é a banda Beatrix, que neste mês de abril está completando 5 anos de carreira.

    Ainda colhendo os frutos do CD de estreia, Beatrix, lançado em 2007, e preparando o repertório do próximo álbum, os integrantes do grupo realizaram um bate-papo informal com o jornalismo da CODIMUC.

    Com bastante sinceridade e bom humor, Aura Lyris, Vinícius Sousa, Lize Borba, Bruno Espíndola e Thiago Augustini falaram sobre a relação entre música e tecnologia, sobre internet, redes sociais, composição e também sobre o atual momento da música católica. A turma não se furtou a fazer projeções para os próximos 5 anos.

    Antes da banda

    Vinícius Sousa – Basicamente eu era a mesma coisa (risos). Só toco um pouquinho mais e penso um pouquinho mais também. Eu tinha entre 17 ou 18 anos, quando entrei na banda. Eu estudava ainda, estava saindo do terceiro ano (do segundo grau). Então foi basicamente a fase de adaptação da minha mente. Se piorou ou melhorou, aí já não sei dizer (risos).

    Lize Borba – Vixi, cara, 5 anos faz diferença na vida de uma pessoa.Eu tinha 21 anos, fazia faculdade, participava de um grupo de jovens, onde tinha uma banda chamada Beneditos. A gente tocava hardcore católico.

    Bruno Espíndola – Eu trabalho com música católica desde os 14 anos. Na verdade, eu aprendi a tocar na Igreja, tocando em grupos de oração. Meu caminho sempre foi na Igreja, mas eu queria fazer algo diferente.

    Aura Lyris – Eu morava em São Paulo (SP) e queria ser atriz ou fazer cinema. Eu nunca tive banda, nunca havia cantado em lugar nenhum, a não ser no karaokê da minha tia (risos).

    Thiago Augustini – Eu também morava em Joinvile, tocava no ministério de música de uma comunidade de vida, chamada Arca da Aliança. Tocava tudo, menos rock (risos).

    Diferencial do Beatrix

    Aura – Uma coisa que é muito visível, que na verdade nem sei se é mérito nosso, mas que realmente mudou muito, foi o uso das ferramentas de internet: myspace, twitter, facebook, etc. A gente não achava coisas católicas brasileiras nesses espaços.

    Lize – A gente não achava brasileiros, porque fora sempre houve. As bandas aqui não usavam muito essas coisas. Mas aí a gente começou a usar muito, porque coincidiu com o advento dessas novas tecnologias.

    Thiaguinho – Eu acho que o mais inovador foi essa questão de contato com o público, que a gente valorizou bastante.

    Público e internet

    Bruno – A banda começou a acontecer realmente por causa da internet. O (DJ) Tau divulgou uma música que a gente tinha gravado apenas como demo, sem a gente saber. Aí o pessoal começou a entrar no site dele, falando do Beatrix, a música começou a tocar nas rádios. A gente não havia nem lançado o CD ainda. Então eu acho que isso moveu outras bandas católicas a usar e ver que a internet funciona.

    Thiaguinho – É notável, depois que a gente lançou um CD independente, o número de pessoas que começaram a acreditar mais nessa possibilidade. O fato de não ter necessariamente que estar numa gravadora para conseguir lançar um CD, eu acho isso muito legal. Acho que outro diferencial foi o vocal feminino cantando rock.

    Amadurecimento musical

    Vinícius – A gente foi se adaptando. Muita coisa a gente pensava em fazer no começo e não ligava para o que a Aura podia ou não fazer (no canto). A gente tinha as idéias e fazia. Hoje a gente já sabe até onde ela chega, onde ela não chega, até onde fica confortável, fica bonito.

    Aura – A gente fazia as músicas e só depois, na hora de tocar ao vivo, é que a gente se tocava: putz, essa música é muito difícil. Eu acho que a diferença é que antes estavam todos ouvindo a mesma referência para fazer música, hoje a gente escuta a referência de cada um.

    Bruno – Eu acho que o que é mais legal é que a gente não se preocupa tanto com o profissional, a gente faz as coisas mais pensando artisticamente.

    Frutos do primeiro CD

    Thiaguinho - São muitos testemunhos, das pessoas se identificando. Era aquilo que dizem as letras que eles precisavam escutar. Parecia que essas canções conseguiam resolver muitos problemas no coração dos jovens, indicando pelo menos o início do trilho…

    Aura – E era isso mesmo o que a gente queria com o primeiro CD, só mostrar a porta. Se ele vai entrar ou não é justamente o que a gente fala na música “O Terminal”: depende de você se vai embarcar ou não. E na época, eu estava descobrindo ainda minha fé, cheia de dúvidas, então foi isso muito o que saiu nas letras que eu escrevi.

    Novo CD

    Vinícius – Se a gente for pensar na mesma lógica do primeiro, se deu tanto bafafá, nesse segundo vai dar muito mais. Porque a gente mudou bastante em relação ao que a gente fez musicalmente no primeiro. E acho que vai ficar bem diferente do que a galera está acostumada a ouvir.

    Aura – A gente está fazendo que sempre fez: dar a cara a tapa. (risos) A gente está fazendo o som que a gente gosta, não está fazendo algo que poderia ficar legal.

  • Beatrix lança nova música em Inglês 03/06/2022 Beatrix lança nova música em Inglês

    O Beatrix lançou, nesta quinta-feira (25), o single The story that hasn’t been told. Composta em Inglês, a nova música foi publicada na nova página da banda no site Myspace, que também está toda na Língua Inglesa.

    Lançado em janeiro, o novo Myspace traz também outras canções da banda em Inglês, além de uma nova identidade visual. O site disponibiliza ainda fotos, vídeos e já anuncia, para breve, o novo álbum da banda.

Publicidade Publicidade